FÁBRICA DA FLORESTA: AUTOMAÇÃO ROBOTIZADA EM PLENA AMAZÔNIA

FÁBRICA DA FLORESTA: AUTOMAÇÃO ROBOTIZADA EM PLENA AMAZÔNIA

A 100% Amazonia, empresa que transforma recursos naturais em bioingredientes para o uso como matéria prima em diversos setores da indústria, como cosmético, alimentos e bebidas, inaugurou recentemente uma unidade de produção tecnologicamente avançada em plena floresta amazônica.

Para tanto, a empresa contou com o suporte da Kuka. O projeto conta com dois robôs, o KR 6 Agilus e o KR 180 PA. “Essa automação robotizada será fundamental para a produção eficiente de polpas congeladas de açaí e outras frutas, conforme a sazonalidade, otimizando a cadeia de produção, especialmente nos processos de envase, paletização e encaixotamento”, informa a 100% Amazonia.

A iniciativa, conhecida como “fábrica da floresta”, é a primeira fábrica de processamento de frutas com sistemas robotizados na região norte do Brasil. Um dos objetivos da empresa é mostrar que é viável fazer negócios na Amazônia, conservando a floresta e proporcionando crescimento econômico e oportunidades para as comunidades locais.

De acordo com Giovani Alves, diretor industrial da 100% Amazonia, a adoção dos preceitos iniciais da Indústria 4.0 pela empresa tem como objetivo garantir a padronização da qualidade dos produtos e evitar desperdícios ao longo do processo de produção. Em sua avaliação, “essa melhoria será possível graças à utilização dos robôs”.

O CEO da Kuka, Alberto Bordonaba, observa que o projeto da 100% Amazonia ilustra como a automação pode resultar, não apenas em um aumento notável da produtividade e na redução de despesas para as empresas, mas também pode contribuir para o crescimento econômico e social de uma região que está gradualmente adotando a industrialização, como é o caso da Amazônia.

O objetivo dessa iniciativa é promover a colaboração entre máquinas e seres humanos, respeitando a sazonalidade da floresta. As máquinas assumem as tarefas repetitivas e aumentam a produção para garantir a obtenção do maior número possível de polpas de frutas durante a época de colheita. Enquanto isso, os trabalhadores continuam desempenhando seu papel na floresta, identificando as melhores colheitas e cuidando do plantio das frutas.

Compartilhar:

Veja também

Rolar para cima
Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Envie uma mensagem e fale conosco.